Evento: Um gajo nunca mais é a mesma coisa

Portugal Eventos :: Evento em Setúbal - Almada

Um gajo nunca mais é a mesma coisa

Um gajo nunca mais é a mesma coisa :: Teatro

Mais Informações:

CTA Almada Teatro Municipal Joaquim Benite

Local: Setúbal - Almada

DATA: de SEX 01-10-2021 a DOM 31-10-2021

Um gajo nunca mais é a mesma coisa

ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve e Companhia de Teatro de Almada

Texto e encenação de Rodrigo Francisco

A guerra colonial portuguesa – que decorreu entre 1961 e 1974 em Angola, Moçambique e na Guiné Bissau – é uma parte da História recente do País muito pouco abordada nas salas de aula das gerações nascidas após o 25 de Abril de 1974. E, apesar de ter marcado uma geração inteira, este conflito manteve-se até muito recentemente afastado dos palcos portugueses. No entanto, quiçá por via da proliferação dos estudos pós-coloniais surgidos nos meios universitários, esta guerra tem vindo a constituir o tema de alguns espectáculos de teatro documental surgidos nos últimos cinco anos. Vários criadores nascidos nas décadas de 70 e 80 têm-se confrontado com a participação de Portugal num conflito que, aos olhos de hoje, não pode deixar de parecer justo para os povos africanos que combatiam pela auto-determinação, e injusto para aqueles que lutavam pela manutenção de um império colonial anacrónico. Porém, quando se ouvem os testemunhos dos soldados que combateram, a realidade reveste-se de matizes que estão para além da dicotomia Bem/Mal com que frequentemente se encara esta guerra: poucas vezes se aborda o nosso passado recente tendo em conta o contexto geopolítico da época, assim como a realidade social do País. Um gajo nunca mais é a mesma coisa dá voz aos rapazes que foram mandados para África para combater outros rapazes, e que agora entram na fase derradeira das suas vidas. Apesar de se basear em relatos reais, é ficção. E, sendo ficção, poderá mais livremente interpelar a História – e contribuir para a compreensão de um tempo difícil de imaginar para aqueles que já nasceram em liberdade. (nota do dramaturgo e encenador)

Rodrigo Francisco, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada, fez a sua formação teatral com Joaquim Benite, de quem foi assistente de encenação em peças de Molière, Saramago, Bernhard, Brecht, Shakespeare, O’Neill, Feydeau e também em óperas. Como dramaturgo, o texto de Um gajo nunca mais é a mesma coisa sucede a Quarto minguante (2007), Tuning (2010) e Fenda (2019).

Mais Eventos em Portugal

Concerto Calema

Concerto Calema

Os Calema reagendaram o seu concerto em Elvas para 14 de dezembro.O concerto, de comemoração de 15 anos de carreira da dupla, realiza-se Coliseu Comendador Rondão Almeida e (...)

SAB14DEZ
61º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

61º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta uma Gala de Ópera, com a soprano Viktorija Miškūnaitė e o Tenor Jurgis Jarašius que, juntamente com o maestro Martin André e a (...)

SAB15FEV
Concerto de Fim de Ano

Concerto de Fim de Ano

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta pela primeira vez na Região um trombonista a solo. João Martinho, Solista A da Philharmonisches Staatsorchester Hamburg, foi o músico (...)

SAB28DEZ
Carolina Deslandes

Carolina Deslandes

Carolina Deslandes ao vivo no Centro Cultural de Viana do Castelo, em Viana do Castelo.

SAB14DEZ
Concerto de ANO NOVO

Concerto de ANO NOVO

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta o tão esperado Concerto de Ano Novo com as famosas Polkas da família Strauss e com a presença especial da soprano Tatiana Vizir e (...)

QUA01JAN
Nena & Joana Almeirante

Nena & Joana Almeirante

Ainda vais a tempo de reservar o teu lugar... Bilhetes online!

SAB18JAN
A Orquestra Clássica da Madeira apresenta 'O Pedro e a Loba'!

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O Pedro e a Loba"!

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O Pedro e a Loba"! O Concerto de Carnaval que promete trazer muita alegria, diversão mas, acima de tudo, muita Música com o maestro (...)