Caminhando no Trilho do Pisco e Parque do Bonito :: Outros
Mais Informações:
Entroncamento (cidade)
Jardim da Locomotiva - Entroncamento
Local: Santarém - Entroncamento
DATA: SAB 22 de maio de 2021
EVENTO: Caminhando no Trilho do Pisco e Parque do Bonito
DATA DE REALIZAÇÃO: 22 de MAIO de 2021
Nesta proposta de evento, faremos uma caminhada que percorre os pontos mais emblemáticos do Entroncamento, como seja o magnífico Parque do Bonito, com a sua albufeira, pontes, riachos e Mata do Choupal, e chegaremos à zona florestal mais densa, com os fantásticos trilhos do Pisco, dos Carvalhos e da Raposa. Mais um evento a não perder!
Parque Verde do Bonito
Localizado na zona norte do Concelho, o Parque Verde do Bonito é a maior zona verde do Concelho. É constituído por uma albufeira e um vasto espaço verde. pós a sua requalificação (1ª fase) em maio 2013, tornou-se por excelência o ex-líbris do recreio e do lazer do Concelho. É o local ideal para desfrutar de diversas actividades ao ar livre, como passeios pedestres e de bicicleta. Na albufeira desenvolvem-se actividades de pesca desportiva..
Entroncamento - a terra dos fenómenos
O Entroncamento é vulgarmente conhecido em Portugal como sendo 'a terra dos fenómenos'. De acordo com relatos populares, passam-se desde o seu começo eventos curiosos, extraordinários ou mesmo fantásticos, que recebem ainda hoje alguma cobertura dos media.
Uma origem plausível para esta denominação remonta à década de 50, altura em que um comerciante local colocou na montra do seu estabelecimento uma abóbora gigante, ou 'fenomenal', de modo a atrair a atenção dos transeuntes. A abóbora, adquirida por um agricultor da vizinha vila da Golegã, teria cerca de 50 kg. Durante os anos seguintes foram sendo expostos na dita montra outros legumes e frutos ditos 'fenomenais', fosse pelo tamanho ou por sua formas sugestivas, frequentemente antropomórficas, vindo a história a propagar-se e adquirir as dimensões actuais.
Entroncamento e o Museu Nacional Ferroviário - uma sugestão de visita
O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspectiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.
Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:
- Parque Verde do Bonito
- Albufeira
- Observatório de Paisagem
- Trilho do Pisco
- Trilho dos Carvalhos
- Jardim da Locomotiva
- Bairros Ferroviários
- Igreja Matriz
- Paisagens naturais