Caminhando na Rota do Tejo :: Outros
Mais Informações:
Amieira do Tejo
Local: Portalegre - Portalegre
DATA: DOM 24 de outubro de 2021
Barca da Amieira
Esta proposta de Caminhada decorre numa zona espetacular onde poderemos desfrutar do rio Tejo, dos novos passadiços e ponte suspensa sobre a Ribeira de Figueiró e ainda ficar a conhecer a encantadora vila da Amieira do Tejo e o seu magnífico Castelo. Para quem o desejar e caso o tempo o permita, sugerimos uma tarde bem passada na Praia Fluvial do Alamal, para um dia em cheio, repleto de Natureza e belas paisagens. Mais um evento a não perder!
O Percurso
O percurso inicia-se em Amieira do Tejo, uma das doze vilas da Ordem de Malta. Seguiremos por entre muros, azinheiras e oliveiras. Após uma ligeira subida, surgem as estevas, as giestas, os sobreiros e alguns vinhedos. Num atalho, desfruta-se de uma panorâmica sobre Albarrol e a Ribeira do Figueiró. O percurso avança em direção ao Tejo, com uma visão privilegiada sobre Gardete e a Barragem do Fratel a anteceder a descida acentuada até à margem, onde começam os 3 km do muro de sirga até Barca da Amieira. Seguimos paralelamente ao rio, aproveitando os novos passadiços e chegaremos à foz do Rio Ocreza e os abundantes murtinheiros e medronheiros. Chegamos então ao cais, com barcos de pesca e um apeadeiro defronte. Passa pelo parque de merendas com vista para o Tejo e seguimos até ao Castelo de Amieira, com a Ribeira da Maia do nosso lado direito.
Barca d'Amieira
Esta designação remonta aos tempos em que uma embarcação fazia a ligação entre o apeadeiro ferroviário da Barca D'Amieira-Envendos, na margem norte do Tejo - Beira Baixa, e a estrada que conduz à localidade de Amieira do Tejo, no Alentejo, unindo assim os dois cais que entram rio adentro.
Castelo da Amieira do Tejo
Construído no séc. XIV por Álvaro Gonçalves Pereira, prior da Ordem de Malta, o castelo de Amieira fez parte da linha de defesa do Tejo. Palco de guerra na crise dinástica de 1383-85, foi residência de alcaides, prisão e cemitério. Junto a um dos quatro torreões deste monumento nacional encontra-se a capela de S. João Baptista.