Cartografias da criatividade feminina nos anos 70 :: Exposições
Mais Informações:
Casa das Histórias Paula Rego, Cascais
Local: Lisboa - Cascais
DATA: de DOM 06-11-2022 a DOM 21-05-2023
No ano em que se assinala o centenário do nascimento da escritora, poeta e artista Salette Tavares (1922 – 1994), coincidindo com o ano da morte de Paula Rego, a Casa das Histórias apresenta a exposição “Paula Rego e Salette Tavares: cartografias da criatividade feminina nos anos 70”. Com curadoria de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira, a mostra propõe o cruzamento entre a obra de Paula Rego e a sua divulgação em Portugal na década de 1970, com a fundamental contribuição de Salette Tavares enquanto crítica de arte e curadora.
Paula Rego e Salette Tavares conheceram-se por volta de 1964. Além de amigas, como atestam as cartas que trocaram e as pinturas dedicadas e oferecidas por Rego a Tavares, também foram companheiras no mundo da arte e agentes na redefinição cultural e artística em Portugal ao longo dos anos de 1970. Salette Tavares desempenhou um papel muito importante na promoção da obra das artistas portuguesas naquela década e esta exposição, como observam as curadoras, “sublinha a sua relevante ação na aproximação do trabalho de Paula Rego junto do público português”.
A exposição é organizada no âmbito do projeto exploratório “Cartografias da criatividade feminina, 1974-1979”, financiado pelo Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa.
Na Casa das Histórias Paula Rego está também patente a mostra “Histórias de todos os dias. Paula Rego, anos 70”, de Paula Rego.