Tive 1 Ideia para 1 Dueto - Mákina de Cena :: Teatro
Mais Informações:
Cine-Teatro Louletano
Local: Faro - Loulé
DATA: SEX 8 de outubro de 2021
“Para que nos entendamos desde o princípio, as frases mais bonitas destes textos li-as ou ouvi-as. Não as escrevi. É por isso que tenho na cara o riso largo dos que, bafejados pela sorte, vivem contemplando.”
Eis o inspirado prefácio de Marta Figueiredo, Tentativas para matar o amor, que despoletou o processo criativo de Tive uma ideia para um dueto.
Bebemos de outras fontes. Assimilámos, transformámos, copiámos…
Roubámos. Foi preciso, e com muito rigor.
Sem pudor, recolhemos excertos performáticos, literários e musicais, e repetimo-los até se fundirem connosco. Perdemo-nos, e encontrámos praticamente todo o resto no imediatismo das pesquisas online. Obrigada, Youtube, Google, Pinterest, Vimeo, Facebook - vocês sabem porquê.
De forma antitética ao título, confessamos:
"Todos os momentos deste espectáculo já foram vistos ou lidos. Não são nossos."
Disclaimer: o desafio para todos os intervenientes neste espectáculo-experiência – público, intérpretes e, sim!, luz, som e vídeo – é o de aliar exercícios aparentemente desconexos, e criar/percepcionar um objecto artístico multi-significante: que junta a recontextualização de sequências performativas já existentes à realidade presente, com inúmeras colagens e sobreposições estéticas, num eixo dramatúrgico que, ainda que não sendo linear, se espera coerente.
Ou seja: deixe-se levar pela nossa ausência de história e construa connosco o significado do que vê.