Luís Lemos | 40 anos de pintura :: Exposições
Mais Informações:
Centro Cultural de Lagos, Lagos
Local: Faro - Lagos
DATA: de SAB 28-10-2023 a SAB 30-12-2023
“O universo de Luís Lemos apresenta um percurso mitológico de momentos emocionais. Cada momento é revelado num corpo, numa postura, num rosto. A imagem do quadro nasce da fusão destes três elementos e a sua síntese unitária cria o parâmetro místico, específico de cada obra”.
Luís Lemos apresenta um percurso e estética fortemente sensual e envolvente em torno do corpo humano. A sua pintura assume uma ligação ao “neoexpressionismo selvagem” ao “bad-painting”, tendência de pintura figurativa americana dos anos 1970, classificada pela crítica e curadora Marcia Tucker.
Com obras produzidas desde 1983 até à atualidade e saltando de uma linha estética para outra, Luís Lemos pinta grandes manchas com tintas primárias em que a cor passa a ser forma estruturante de equilíbrio de cada pintura, assumindo com coerência e audácia uma linguagem descomplexada, irreverente e até algum desprezo pelos cânones do bom gosto, em que a deformação da figura é intencional e não uma incompetência técnica do artista.
Com curadoria de Alexandra Silvano, esta exposição tem como objetivo promover uma «cultura para todos», fomentar a curiosidade do público pelos conteúdos apresentados e ainda a criar laços afetivos com o Centro Cultural de Lagos através de uma instalação distinta. Almeja ainda revelar este universo impar, materializado numa exposição com obras recentes assim como mais antigas, estabelecendo assim um diálogo dentro do possível retrospetivo, abrangendo vários momentos da criação do artista. As obras mais recentes a apresentar, pintadas a partir de 2016, têm como mote a paisagem do quotidiano – o Mar.
O Mar é a Origem, a Vida e a Fecundidade. Fonte de inspiração e reflexão para o artista, é um palco revelador de histórias e mitos da nossa portugalidade, símbolo dos navegantes de espírito aventureiro e destemido que partiam à descoberta de novos mundos.